terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Igreja Católica gasta US$ 2 bilhões em Casos de pedofilia


Num simpósio organizado pelo Vaticano para discutir os escândalos de clérigos pedófilos os americanos Michael Bemi e Patricia Neal informaram que os casos de abusos sexuais a menores já custaram à Igreja Católica em nível internacional mais de 2 bilhões de dólares.

Os especialistas analisaram apenas os prejuízos causados à Igreja por estes escândalos uma vez que não é possível avaliar os danos causados nas vítimas, que tiveram suas vidas mudadadas para sempre por conta disso.

Os valores de estimados em US$ 2 bilhões foram pagos nos acordos estabelecidos durante os processos das vítimas contra as dioceses, em julgamentos, assessorias legais, tratamentos para as vítimas e acompanhamento dos agressores, entre outros gastos.

Só nos Estados Unidos, a estimativa é que 100 mil pessoas foram vítimas desses abusos. Alem dos EUA centenas de casos foram denunciados na Irlanda, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Índia, Holanda, Filipinas e Suíça, entre outros países.

Bemi e Neal frisaram que os escândalos sexuais, além de custar uma quantidade de dinheiro que podia ser destinado à construção de hospitais, escolas, seminários e igrejas, causaram doenças e transtornos psíquicos, emocionais e sexuais às vítimas, assim como traumas nos familiares.

Os dois especialistas asseguraram que em nenhum momento os escândalos foram exagerados pelos 'meios de comunicação' e que os crimes não têm nada a ver com a orientação sexual.

O promotor do Vaticano, Charles Scicluna, disse que é errado e injusto aplicar a 'lei do silêncio' aos casos de pedofilia e que a Igreja tem a obrigação de cooperar com as autoridades civis nesse casos.

via: Veja

1 comentários:

Unknown disse...

de onde a igreja catolica tira esse dinheiro todo?

Postar um comentário