sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Indústria de GPS busca novo rumo com mapa grátis em celulares


A indústria de serviços de navegação perdeu seu rumo agora que
Google e Nokia estão oferecendo mapas em seus smartphones
gratuitamente, e o tema foi bastante discutido no evento do setor
de dispositivos móveis, Mobile World Congress, em Barcelona esta
semana. A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, seguiu o
exemplo do Google e, no mês passado, lançou um serviço gratuito de
mapas para cerca de 20 milhões de aparelhos, afetando diretamente o
setor de navegação no mundo todo. Analistas afirmam que a medida já
mostra efeitos claros. "(Serviços) de navegação em celulares eram
uma indústria. Agora são um aplicativo, um aplicativo gratuito",
disse Tim Shepherd, da consultoria Canalys. A Nokia afirmou na
segunda-feira que 3 milhões de consumidores já haviam baixado o
pacote de navegação gratuito. Ao mesmo tempo, a estratégia da Nokia
e do Google de oferecer serviços de navegação gratuitamente pode
criar novas oportunidades para outras empresas do setor. "Nós temos
um plano B, mas não posso das mais detalhes por enquanto. Faremos
anúncios mais tarde no ano", disse Gerhard Mayr, vice-presidente do
setor global de telefonia da Navigon, terceira maior vendedora de
aparelhos de navegação da Europa depois da TomTom e da Garmin.
"Vemos agora um apetite maior por nossas soluções", disse Mayr.
"Estamos negociando com diversas partes." Enquanto isso, outros
tentam transformar o mapa em algo mais. "Criamos nosso próprio
mapa", disse Noam Bardin, presidente-executivo da Waze, dona de um
aplicativo de navegação para aparelhos móveis com informações sobre
trânsito e condições das estradas. "O valor está em informações em
tempo real. Nenhum software pode te dizer se há gelo na estrada ou
para ir à direita no estacionamento porque o lado esquerdo está
lotado", disse Bardin.
Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Pages 381234 »