terça-feira, 1 de junho de 2010

iBookStore da Apple permite que escritores publiquem seus livros de forma independente

Para aumentar ainda mais a competição com a Amazon e a Google, a Apple permite agora que escritores independentes publiquem seus livros em formato digital na iBookStore.

Lançada em conjunto com o iPad, a iBookStore da Apple é como uma livraria digital, onde os usuários podem adquirir ebooks para serem lidos no aparelho. Em menos de um mês a iBookStore vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares de livros digitais. No entanto, os autores dependiam das suas editoras ou de serviços de publicação independente para conseguir comercializar suas obras.


Mas agora a Apple confirmou que será possível que os escritores publiquem suas obras de forma independente diretamente através do iTunes Connect, ferramenta da Apple para vendas online e gerenciamento de marketing para escritores, editoras e desenvolvedores, explica o site Information Week.

As exigências são razoavelmente simples, ao menos para o escritor norte-americano: é necessário ter um ISBN para cada título comercializado, que deve ser também disponibilizado no formato EPUB, além de uma conta na iTunes Store, uma identificação de taxa norte-americana válida e um computador Mac moderno para compilar seu ebook – o que precisa, necessariamente, ser feito com um software da Apple, informa o site Ars Technica. Com isso, a Apple adiciona o DRM da empresa ao livro, para garantir que ele não será distribuído em outros dispositivos que não o iPhone, iPod ou iPad.

Até o momento ainda não se sabe o quanto do valor de capa, que pode ser escolhido pelo autor, será recolhido pela Apple, mas no caso dos desenvolvedores de aplicativos, essa taxa fica em torno dos 30% do valor de venda. Pode até ser um bom negócio para os escritores independentes, contanto que eles consigam satisfazer os requerimentos mínimos.
Fonte IG Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário